Os estilos de comunicação passivo, agressivo e assertivo têm características distintas que influenciam a maneira como as pessoas interagem entre si e manifestam os seus pensamentos e sentimentos. A adoção de cada um dos estilos de comunicação é mais ou menos vantajosa de acordo com as várias situações.
1. Estilo de Comunicação Passivo
O Estilo de Comunicação Passivo é aquele em que a pessoa tem dificuldade em expressar as próprias necessidades e opiniões e os próprios desejos, priorizando as necessidades dos outros. São pessoas que falam num tom de voz baixo, hesitante e adotam expressões corporais que indicam submissão, cujo objetivo é evitar conflitos.
Este estilo evita conflitos imediatos, o que pode ser útil em situações onde o conflito é altamente indesejado. É também importante em episódios onde a opinião do outro é mais importante, como em negociações delicadas.
Por outro lado, o estilo passivo contribui para a acumulação de emoções negativas e a criação de ressentimento, pois as próprias necessidades e os desejos são permanentemente ignorados.
2. Estilo de Comunicação Agressivo
O Estilo de Comunicação Agressivo caracteriza-se por ser uma expressão direta do que pensa, de forma desrespeitosa e controladora. A pessoa impõe as próprias opiniões sobre os outros, usando um tom de voz alto, com gestos ameaçadores e postura dominante, e tende a criticar, culpar ou atacar o outro.
Estas características geram conflitos e ressentimentos, afetando negativamente os relacionamentos e criando um ambiente de medo ou hostilidade. As pessoas com este modo de comunicação vêem-se muitas vezes isoladas socialmente e sofrem de fadiga emocional e stresse, gerando também este estado emocional no outro.
No entanto, este estilo permite que, muitas vezes, a pessoa consiga rapidamente o que quer. Esta pessoa demonstra confiança (por vezes exacerbada), evita ser dominada ou manipulada pelos outros e pode ser útil em situações onde é necessário impor autoridade, como em situações de crise.
3. Estilo de Comunicação Assertivo
Por último, o Estilo de Comunicação Assertivo expressa opiniões, necessidades e sentimentos de forma direta e respeitosa, equilibrando o respeito pelos próprios direitos e pelos dos outros. A pessoa usa um tom de voz calmo e firme e mantém um contacto visual e uma postura relaxada. Por este motivo, este modo de comunicação promove relacionamentos saudáveis e respeitosos, aumenta a autoestima e a autoconfiança, favorece a resolução de conflitos de maneira justa e equilibrada e estabelece limites claros, reduzindo o risco de mal-entendidos.
Contudo, tende a ser um estilo difícil de adotar pois pode ser percebido como falta de flexibilidade nalgumas situações. Por isso, requer a prática e o autoconhecimento, o que pode ser desafiador. Além disso, pode não ser eficaz em situações onde o interlocutor é extremamente agressivo e não respeita a assertividade.
Cada estilo de comunicação tem o seu lugar, mas o estilo assertivo é geralmente considerado o mais equilibrado e eficaz para manter relacionamentos saudáveis e resolver conflitos de maneira construtiva. O estilo passivo pode ser útil em situações específicas, mas pode levar a problemas de longo prazo, enquanto o estilo agressivo pode ser eficaz em situações de crise, mas tende a deteriorar relacionamentos e gerar conflitos.
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