top of page
Foto do escritorAlexandra Gomes

O que as crianças (e os adultos) devem saber sobre o Natal

O Natal é uma época especial em que se celebra o amor, a união e, para quem segue a tradição cristã, o nascimento de Jesus. Mais do que trocar presentes ou decorar a casa, o Natal é uma oportunidade para refletir em como se pode ajudar os outros e serem gentis com quem está à sua volta. Por isso, o Natal pode ser o ponto de partida para um ano de generosidade, altruísmo e compaixão.


Porque o Natal ativa o melhor de cada um e a possibilidade que tem de tornar o mundo melhor quando cuida do outro, a adoção de pequenos gestos de generosidade traz alegria e bem-estar para quem precisa. Estes gestos podem ser oferecer algo, fazer companhia a quem está sozinho ou simplesmente oferecer um sorriso; pode ser também dar roupas ou brinquedos, escrever uma carta para alegrar alguém ou ajudar a preparar um jantar especial para uma família.


Com o Natal surge a oportunidade de aprender que a felicidade não vem das coisas materiais, mas dos momentos em que se demonstra amor e cuidado pelos outros. Os atos de altruísmo ou bondade geram também, em quem os pratica, uma sensação de felicidade e bem-estar.


E porque os adultos educam pelo exemplo, ao adotarem atitudes simples e ligadas ao dia a dia das crianças, conseguem transmitir da forma mais genuína que o verdadeiro espírito do Natal está em valores como a generosidade e a empatia

24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page