A tecnologia, é um terreno fértil para a aprendizagem e o desenvolvimento, mas também um espaço onde os comportamentos são observados e imitados. Como pais, educadores e professores, somos os modelos que vão influenciar a forma como os nossos filhos e alunos vão interagir com as tecnologias.
As crianças e os adolescentes observam atentamente como utilizamos a tecnologia, absorvem os nossos comportamentos e atitudes. Se passamos horas intermináveis nas redes sociais, se interrompemos conversas para verificar o telemóvel, se partilhamos informações sem pensar nas consequências, que mensagem estamos a transmitir?
Para os pais: Sermos conscientes dos nossos hábitos: é o primeiro passo para incentivar comportamentos digitais saudáveis. O tempo que passamos online, o que dizemos, os comentários que fazemos, as informações que partilhamos são observados pelos nossos filhos. Então, vamos promover o respeito, reduzir o tempo online, salientar o lado positivo das tecnologias, alertar para os perigos. Para além disto é importante definirmos, em família, momentos sem tecnologia. A tecnologia é uma ferramenta, não um substituto para as interações reais.
Para os educadores e professores: Nas salas de aula, a utilização da tecnologia é cada vez mais uma realidade. À semelhança dos pais, é importante dar o exemplo, mostrar que a tecnologia pode ser usada para aprender, criar e colaborar. É também importante criar momentos de reflexão acerca das interações online. Através da criação de um ambiente seguro, onde os erros são vistos como oportunidades de aprendizagem.
Todos sabemos que modelar comportamentos digitais saudáveis não é fácil, a realidade que vemos atualmente é que há muito trabalho a fazer, nem sempre o uso da tecnologia está a ser equilibrado e consciente, mas não podemos desistir. É importante ensinar a importância do respeito online, da empatia e da responsabilidade digital.
Desta forma, e com este trabalho em conjunto, vamos construir um futuro onde a tecnologia seja uma força para o bem, e não uma fonte de problemas.
Se queremos que os nossos filhos e alunos cresçam com comportamentos digitais saudáveis, temos de ser o espelho que reflete esses comportamentos.
Pensem nisso.
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