Estar em Estado “Flow” ou em estado de “Fluxo”, significa quando a pessoa se sente capaz de controlar as suas aptidões, estando totalmente entregue ao que a faz sentir bem, estando consciente das suas competências e habilidades e desempenhando as tarefas, dando o melhor de si, nas condições que tem, enquanto não tem melhores condições para fazer melhor ainda.
O estado “Flow” aplica-se na vida profissional e em momentos de lazer.
De acordo com a investigação, sentir-se em estado “Flow” traz mais qualidade de vida e felicidade para o dia a dia, diminuindo consideravelmente os níveis de distresse (stresse prejudicial).
Para encontrar e vivenciar nesse estado de fluxo, seguem-se 3 dicas que podem ajudar:
· Colocar as competências pessoais em prática. Fazer uma lista das aptidões pessoais em que tem mais facilidade. Em seguida basta praticá-las e, assim, mobilizar a própria energia criativa para desenvolver novos projetos.
· Desenvolver a concentração. É necessário desligar-se e focar-se na própria tarefa. Desenvolver a concentração e o foco exige persistência e um treino constante. Este treino pode ser ativado através da prática da meditação, do ioga, de exercício físico, jogos ou da respiração.
· Encontrar um propósito. fazer o que se gosta faz toda a diferença no foco e na motivação pessoais. Existem atividades capazes de bater o coração mais forte, que dão ânimo e vontade de realizar. O ideal é que essas atividades integrem a prática profissional. Caso contrário, então há que as procurar fora dele, sendo através de uma atividade extralaboral, seja através do voluntariado.
Comments