O Psicólogo e Pedagogo, Javier Urra, na sua obra, “O Pequeno Ditador” (2007), refere a importância da capacidade das crianças em manusear os próprios pensamentos.
Segundo o autor, ao serem incapazes de controlar os seus pensamentos, as crianças apresentam dificuldades de concentração, perdem-se em fantasias e acreditam que conseguem tudo o que desejam só porque sim. Como resultado, sentem-se incapazes de eliminar ideias obsessivas, não superam memórias dolorosas e traumáticas, desvalorizam-se e tornam-se autopunitivas, ao emitirem mensagens negativas a si próprias.
Uma vez que “os pensamentos condicionam as emoções e os sentimentos” (p.123), estes são um bom meio para se desenvolver uma atitude otimista e um nível elevado de Inteligência Emocional.
Emoções como inveja, rancor, mágoa e ansiedade são geradas a partir das comparações entre crianças, do discurso ofensivo e da sentida incapacidade de não conseguirem. Assim, é fundamental ensinar a criança a alterar o curso dos seus pensamentos, transformando-os em pensamentos positivos.
Javier Urra exalta que Frases como “Não consigo”, “Sou muito nervoso”, “É difícil”, devem ser reestruturadas através do pensamento crítico e positivo que “não se ofende, que sorri, que inocula esperança e gratidão”, pela capacidade inata em conhecer o mundo!
Comments