O estado atual da “nossa sociedade”, segundo o Psicólogo e Docente Universitário Luís Maia, há muito que o inquieta e o inspira a dedicar-se diariamente ao papel da responsabilização pessoal, no desenvolvimento social humano.
No seu livro “E tudo começa no berço! Um guia para a educação e respeito social” (Editora Pactor, 2012), o autor procura refletir sobre as causas da epidemia social sentida por todos: “a desresponsabilização para com um mundo mais humanizado”.
Os dias de hoje são pautados pela ausência (ou presença debilitada) de valores, pela desesperança, por condutas individualistas de sobrevivência e pela desresponsabilização familiar pelos comportamentos dos filhos, independentemente da sua faixa etária.
Este quadro urge que seja feita uma mudança, uma inversão na educação e na parentalidade. Segundo Luís Maia, desde os primeiros dias de vida, a educação para a cidadania, a responsabilização dos filhos e familiares pelos seus próprios comportamentos e a reflexão construtiva sobre como devemos pensar e educar são procedimentos que devem ser adotados, impedindo, desta forma, que se reforce a criação de uma sociedade desumanizada.
Através da sua obra, o autor convida o leitor a refletir sobre a sua importância na promoção de um mundo com maior consciencialização de educação e respeito social.
Opmerkingen