Preferir uma alimentação variada:
Uma alimentação saudável para jovens inclui os alimentos de todos os grupos.
Além disso, o adolescente deve dar preferência à água e diminuir o consumo de refrigerantes, sumos embalados, guloseimas e snacks.
Deve evitar ter esse tipo de alimentos em casa, podendo somente comprar ocasionalmente quando tiver vontade.
Estabelecer o diálogo
É muito importante conversar com os seus filhos. Oriente-os para a importância das escolhas nutricionais corretas quando estiver no supermercado, estando atentos aos rótulos dos alimentos. O discurso deve ser positivo, privilegiando a melhor alimentação em vez de os pressionar a comer menos.
Preferir os alimentos “verdadeiros”
São os produtos frescos do supermercado ou da feira. O consumo de frutas, legumes e verduras deve sempre ser incentivado, e assim como foi feito na infância, estes alimentos precisam de uma apresentação diferente, inovadora e saborosa.
Convide os seus filhos para ajudar na preparação das refeições ou para acompanhar nas compras, pois quanto mais nos conectamos com os alimentos, mais beneficiada será a nossa relação com a comida.
Já o consumo de fritos, de bebidas açucaradas e de produtos muito industrializados deve ser desencorajado, sempre tendo cuidado para não os culpar caso isso venha a ocorrer. Deve privilegiar opções caseiras e confeções como os cozidos ou os assados com pouca gordura.
Comments