Nos dias de hoje é cada vez mais importante a compreensão das emoções e do perfil emocional de si próprio e dos outros.
No entanto, ter um elevado QI (Quociente de Inteligência Geral) não implica ter uma elevada Inteligência Emocional (IE), apresentando dificuldades em identificar e regular as próprias emoções e as dos outros.
Segundo Daniel Coleman (2012), ter uma boa IE implica obter um equilíbrio entre o racional e o emocional e envolve o desenvolvimento de algumas habilidades emocionais, entre elas o autoconhecimento. Ao promover o autoconhecimento, o indivíduo está a desenvolver a sua Inteligência Intrapessoal e, consequentemente, a sua IE. Algumas das formas de promover a IE, através do autoconhecimento passam pelo desenvolvimento de outras habilidades, entre elas:
1. Ter uma boa higiene do sono. Dormir em média 7h ou mais, pois um cérebro cansado dificulta a reação de forma inteligente.
2. Reservar os primeiros minutos do dia para uma reflexão solitária. Ao chamar a própria atenção para o que está a sentir nesse momento, está a aprender a regular as suas emoções, para benefício próprio. Por exemplo, refletir nas atividades mais importantes que vai ter nesse dia, nas pessoas que possivelmente irá encontrar, os objetivos que irá alcançar, são estratégias antecipatórias de uma boa capacidade de autorregulação emocional.
3. Praticar exercício físico. Melhora o estado humor e aumenta a motivação pessoal.
4. Meditar através da prática da Atenção Plena (Mindfulness). A prática da meditação diária melhora o raciocínio, a resiliência, a motivação e o autocontrolo. Por isso, concentrar a atenção num objeto e tranquilamente chamar a atenção ao objeto, quando esta se desviar, deve ser uma prática diária, com a duração de, pelo menos 10 minutos.
5. Cuidar do humor. A perceção do mundo, sobretudo no início do dia, é influenciada pelo estado de ânimo do indivíduo. Assim, quando despertar deve ativar em si um estado de ânimo positivo, por exemplo, através da prática da gratidão por ter vivenciado uma boa noite de sono, pelo conforto da cama e por despertar e ter mais uma oportunidade de desenhar o novo dia da forma mais colorida e desejada.
6. Escrever diariamente sobre as próprias emoções.
7. Reflexão coletiva. Através de grupos de pessoas, mais ou menos homogéneos, é partilhada uma problemática e definidas várias soluções para superar esse desafio, aprendendo uns com os outros.
Ao serem desenvolvidas as habilidades acima apresentadas, de forma prazerosa, o indivíduo vê aumentada a sua Inteligência Emocional e sentir-se-á muito mais feliz!
Commentaires