Nem sempre é fácil os alunos concentrarem-se na sala de aula e, mesmo sendo bons alunos, por vezes, essas dificuldades fazem-nos sentir frustrados!
Fatores como aulas mais ou menos aborrecidas, conteúdos pouco estimulantes, professores menos entusiasmantes e colegas do lado divertidos e faladores, são ideais aumentar a distração e diminuir a capacidade de concentração dos alunos.
A boa notícia é que, através de algumas estratégias, não tão difíceis como esperam, é possível que estes alunos mantenham a sua atenção focada durante a aula.
Neste sentido, há algumas estratégias que os mesmos podem adotar e assim minorar a probabilidade de se distraírem durante a aula.
1) Sentar na fila da frente: mais próximo do professor e com maior probabilidade de monitorização do mesmo e proximidade com a emissão de informação.
2) Evitar sentar junto dos amigos: é bem mais animado, mas com grande probabilidade de falar com os amigos e, assim, aumentar a distração e preterir o foco durante a aula. Se os lugares já estiverem escolhidos, falar com o professor e explicar-lhe sobre a importância de se concentrar mais um pouco é um sinal de alerta para mudar de lugar.
3) Participar ativamente durante a aula: fazer perguntas, responder às questões do professor, realizar os exercícios propostos e tirar apontamentos, ajudam a manter o foco.
4) Manter o contacto visual com o professor.
5) Desligar o telemóvel durante a aula: um dos maiores fatores distratores durante a aula. Mesmo estando a vibrar, as notificações são elevadas fontes de distração.
6) Comer bem: comer um bom pequeno-almoço e um bom almoço. A fome propicia a distração.
7) Dormir bem: pelo menos oito horas por noite.
8) Praticar desporto: os jovens têm muita energia que precisa de ser libertada. A prática do desporto permite que, depois, em momentos necessários de concentração como durante as aulas, seja mais fácil manterem-se focados.
Sendo persistentes e disciplinados na adoção destas estratégias, os elementos distratores diminuem e é conseguida a tão desejada concentração na sala de aula.
Comments