“Nunca diga ao mundo que consegue fazer, mostre!”
(Hill, 2017)
O Coaching Educativo é uma metodologia que promove a autonomia pessoal no alcance dos objetivos pedagógicos e que trabalha com os encarregados de educação, com os pais, com os professores, com os auxiliares de ação educativa e com os alunos.
Especificamente no contexto escolar, o Coaching facilita a consciencialização do professor sobre a importância da empatia no processo de ensino-aprendizagem. Ao haver empatia entre o professor e o aluno, este vê aumentadas a motivação e a autonomia no seu trabalho, obtendo resultados escolares de excelência.
Segundo a Team Coach Tânia Madeira, atualmente verifica-se uma desconexão entre professores e alunos, entre os próprios alunos, entre alunos e encarregados de educação e entre os alunos e a escola. Esta desconexão justifica-se pela ausência de empatia com o aluno, o protagonista, o criador da história da humanidade no futuro.
Então, como criar empatia com o aluno, fazendo com que este tenha consciência das suas autoeficácia, atitude, motivação e ações?
O aluno deve ser consciencializado para o facto dos seus resultados escolares serem da sua responsabilidade – autorresponsabilização.
Esta consciencialização implica que o aluno reconheça os desafios como oportunidades de melhoria e que requerem a tão falada “disciplina” para os obter.
Quando é trabalhada com o aluno a metodologia de Coaching educativo, este:
- Conquista resultados de mérito e excelência;
- Melhora as suas capacidades e o seu comportamento em contexto pessoal e escolar;
- Reconhece as suas potencialidades e consciencializa-se da importância do cumprimento do currículo para o seu desenvolvimento;
- Tem interesse em aplicar o conhecimento adquirido, para desenvolver as suas competências, e;
- Tem uma atitude positiva no processo de ensino.
No final, é a atitude positiva do aluno que reflete pensamentos positivos, emoções positivas e comportamentos adequados, gerando resultados positivos. Quem tem uma atitude positiva, tem também maior facilidade em criar empatia com o outro. A partir daqui, o rendimento académico aumenta e é adquirido o sucesso pessoal, académico e, futuramente, profissional do aluno.
Comments