Na década de 80, os Educadores Paul e Gail Dennison, concluíram que o movimento, a cognição e a aprendizagem estão relacionados entre si. O movimento ativa estruturas neurológicas responsáveis pela otimização de competências cognitivas e, consequentemente, da aprendizagem escolar.
Segundo os autores, a prática de movimentos sequenciados, tão lineares como rastejar, desenhar, representar símbolos no ar, bocejar, beber água, entre outros, cria conexões sinápticas, facilitadoras da evocação dos conteúdos – recordação.
Através da realização de centenas de estudos-piloto com indivíduos de todas as idades, concluiu-se que os movimentos realizados se organizam numa sequência repetitiva de 26 atividades da Brain Gym International® - conhecida como Fundação de Cinesiologia Educacional – com a duração de cada atividade de 1 minuto, aproximadamente. A realização destes movimentos, de acordo com esta sequência, permite a otimização dos processos de assimilação, armazenamento e evocação dos conteúdos transmitidos.
Embora o sistema Brain Gym® ainda seja condicionalmente aceite por parte da comunidade educativa, dados os parcos estudos científicos ainda existentes, o método tem apresentado resultados promissórios em várias modalidades educativas, desportivas e de negócios nos Estados Unidos, no Canadá e é bastante utilizado em escolas britânicas.
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