A adolescência é uma fase extremamente importante da vida de qualquer pessoa. Caracteriza-se pelas intensas transformações físicas, comportamentais e psicológicas do indivíduo.
Durante esse período, devemos ter especial atenção com a alimentação dos nossos filhos, pois as necessidades nutricionais de macro e micronutrientes, ou seja, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, encontram-se aumentadas devido às necessidades decorrentes do seu crescimento.
Por outro lado, é um período que requer cuidado, já que vários fatores começam a interferir na escolha alimentar do jovem. De entre os mesmos, salientamos os fatores psicológicos, culturais e socioeconómicos. A forma como os adolescentes se alimentam, influencia diretamente a maneira como estes são vistos pelos colegas e como eles próprios se veem no mundo.
Por isso, é muito importante que a introdução alimentar e a alimentação durante a infância sejam consistentes e variadas, visto que esse processo facilitará a fase subsequente, pois agora será mais difícil para o jovem modificar o seu paladar e gostos.
O elevado consumo de alimentos processados ricos em calorias, açúcares, gorduras e sódio e o grande consumo de refrigerantes, poderão afetar diretamente não só o seu correto desenvolvimento como também a sua composição corporal.
A alimentação saudável para jovens deve ser uma extensão da alimentação de toda a família. Seja criança ou adolescente, é importante salientar que os adultos são os seus exemplos, por isso é fundamental olhar para os hábitos da família como um todo.
Comments