As brincadeiras têm um papel muito importante na vida das crianças, pois, entre vários motivos, contribuem para a promoção do seu desenvolvimento psicoemocioal. Por isso, é muito importante que todas as crianças tenham tempo para brincar diariamente.
Durante a infância é natural e expectável a vontade em brincar e jogar. Através da brincadeira, a criança explora o mundo, organiza a sua função, é estimulada a sua autonomia e promovidas as relações sociais. Além disso, a forma como as crianças brincam é um bom indicador sobre o seu estado psicoemociomal.
Segundo a Psicóloga Cinthia Condéi, existem diferentes tipos de brincadeiras, cada uma com a sua importância. Existem as “brincadeiras culturais” – mostram as suas raízes regionais – as “brincadeiras tradicionais” – passam de geração em geração – e as “brincadeiras tecnológicas” – muito comuns hoje em dia.
Independentemente do tipo de brincadeiras, a capacidade da criança em criar brincadeiras depende da sua idade.
Dada a sua criatividade, as brincadeiras estão sempre a mudar e o seu gosto varia de criança para criança. No entanto, cada brincadeira na sua especificidade, tem uma função característica. Assim:
Dançar, correr e brincar com a bola – ajuda no desenvolvimento motor e na força e flexibilidade corporais;
Construção com blocos e quebra-cabeças – permite desenvolver a noção de formas e lógica;
Desenhos e pinturas – estimula a criatividade e a expressão emocional;
Cantar e brincar com instrumentos musicais – estimula o desenvolvimento cognitivo, a audição, a fala, entre outras competências;
Brincadeiras com a areia e a água – ajuda a iniciar o conhecimento de ciência e matemática.
As brincadeiras que as crianças escolhem vão-se modificando com o tempo. Por isso, é muito comum que a criança se desinteresse pelas antigas e comece a explorar novas formas de brincar. Na eventualidade da criança não demonstrar interesse em nenhuma brincadeira, é importante que os pais procurem aconselhamento psicológico, pois esta fase, como foi referido no início do artigo, é muito importante para o seu desenvolvimento e um reflexo do mesmo.
Acho os temas muito interessantes