O ano letivo começou e os alunos regressaram à escola!
No ano letivo anterior, embora com algumas tentativas de voltar à sala de aula, o ensino foi predominantemente on-line. Para alguns foi uma boa opção, mas, para a maioria dos alunos, dos pais e até dos professores, o ensino on-line teve impactos tão negativos que perdurarão por muito tempo.
A modalidade de ensino on-line não representa uma boa opção para o ensino presencial. A Educação é muito mais que o acumular de informação transmitida pelo professor. Educar significa construir conhecimento coletivo, partilhar saberes e desenvolver habilidades emocionais e cognitivas que transformam a identidade de cada um. A escola promove mais do que “apenas” competências técnicas às crianças e aos adolescentes. Para além de ler, escrever e aprender matemática, os alunos desenvolvem as suas capacidades sociais e emocionais, praticam exercício físico, têm acesso a serviços de saúde mental e, para muitos, é a única oportunidade para o consumo diário de refeições saudáveis.
Particularmente para os alunos com deficiência, o ensino on-line foi particularmente difícil, pela limitada oportunidade de acesso a recursos (humanos e estruturais) no apoio ao processo de aprendizagem.
As escolas ainda são locais seguros, são estimulantes e enriquecedores para as crianças e os adolescentes aprenderem. Por isso, as famílias, as escolas e as comunidades devem trabalhar juntas para assegurar o regresso seguro dos alunos ao ensino presencial e nele permanecer, ao longo deste ano letivo!
Comments