Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
Ginasticando a
Mente
Dicas e Truques
Estratégias para promover a concentração dos estudantes
Depois de um dia de escola e outros afazeres das crianças e dos jovens, estudar e/ou fazer os TPC’s pode ser uma tarefa hercúlea, pela sua dificuldade e pelo aborrecimento que daí derive.
Inteligências Múltiplas, Habilidades Cognitivas e Propósito Final:
A Felicidade das crianças
Nos últimos anos a Psicologia tem-se dedicado à relação entre as Inteligências Múltiplas e o desempenho cognitivo das crianças do ensino básico, particularmente com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos
Dicas para a promoção da autoestima infantil
A autoestima é uma qualidade do Ser Humano com muito impacto na forma como este se sente e relaciona com os outros.
Tempo de Qualidade para Estar
Hoje em dia, o tempo é escasso: tudo corre, tudo se faz rápido, faz-se sempre muito, todas as oportunidades devem ser aproveitadas, tudo deve ser experimentado e com tanto “tudo” e “sempre”, pouco tempo sobra para, simplesmente…ESTAR.
“O Segredo da Vida”, segundo Mário Sérgio Cortella
O filósofo Mário Sérgio Cortella, ao longo dos seus longos anos de carreira, uma carreira de sucesso, contraria o adjetivo de “dom”, como qualificador do seu sucesso, com a partilha do que é para si “o segredo da vida”.
Crianças motivadas no regresso às aulas
O ano letivo está à porta e com ele o adeus às férias, o deitar mais tarde, o despertar mais cedo, pela vontade enorme em brincar, o estar atento nas aulas, o (re)conhecer o(s) professore(s), o menor número de passeios, substituído pelas múltiplas demandas familiares, enfim…
Quando alfabetizar é uma perda de tempo
Ler e escrever não são processos espontâneos ou naturais. A competência dedicada à descodificação de símbolos que representem palavras não tem nenhuma região cerebral especialmente dedicada a si.
Os primeiros passos na aprendizagem: observar e imitar*
A observação e a imitação representam os primeiros passos no processo de aprendizagem da criança.
Quando a criança tem dificuldades em observar, a sua atenção e a consequente capacidade de imitação, condiciona qualquer aprendizagem nova, a sua repetição e o seu aperfeiçoamento.
Chegaram as férias: estudar ou descansar?
Chegadas as férias, os pais procuram alternativas divertidas para…estudar!
Poucos (ou ninguém) querem estudar nas férias de maneira tradicional e totalmente focados nos assuntos escolares. Aliás, nas férias, o que as crianças menos querem é estudar!
A Infância e a Neuroplasticidade no seu melhor
É nos primeiros anos de vida da criança, que os adultos, entusiasticamente, percecionam a sua velocidade de aprendizagem.
Trata-se de Neuroplasticidade!
Ler Mais...
Controlo de impulsos e promoção da autonomia para uma aprendizagem de sucesso
O controlo da impulsividade e a promoção da autonomia nas crianças é determinante para a obtenção de sucesso nas suas aprendizagens formais e informais.
Brain Gym: movimentando-se para o sucesso
Na década de 80, os Educadores Paul e Gail Dennison, concluíram que o movimento, a cognição e a aprendizagem estão relacionados entre si.
À descoberta do prazer pela leitura
Como foi referido num artigo anterior, a Inteligência, como habilidade que é, pode ser treinada, trabalhada e desenvolvida. Como referiu o pedagogo Pierluigi Piazzi, numa das suas últimas palestras, em 2018, é possível subir a escada da inteligência, recorrendo a algumas ferramentas”
Como subir os degraus da inteligência (parte II)
Segundo o pedagogo, professor e escritor sobre o desenvolvimento da inteligência dos alunos, Pierluigi Piazzi, é possível aumentar o coeficiente de inteligência de cada um.
Um método de Estudo com Resultados Extraordinários
O que é um “método de estudo”?
O “método de estudo” é a forma pela qual a criança e o jovem apreendem informação sobre uma determinada área do saber.
Concentração na Sala de Aula
Nem sempre é fácil os alunos concentrarem-se na sala de aula e, mesmo sendo bons alunos, por vezes, essas dificuldades fazem-nos sentir frustrados!
Dicas para afastar as crianças dos ecrãs (I)
Com a Pandemia atual, a chegada dos ecrãs a quase todos os lares foi inevitável. Particularmente, as crianças foram e são bombardeadas por esses ecrãs, que facilmente viciam e aumentam a dificuldade em colocá-los de lado.
“Educar o Pensamento”, segundo Javier Urrai
O Psicólogo e Pedagogo, Javier Urra, na sua obra, “O Pequeno Ditador” (2007), refere a importância da capacidade das crianças em manusear os próprios pensamentos.
A importância do regresso à escola
O ano letivo começou e os alunos regressaram à escola!
No ano letivo anterior, embora com algumas tentativas de voltar à sala de aula, o ensino foi predominantemente on-line.
A importância dos professores e dos pais no sucesso das crianças
Antes das merecidas férias, uma grande primeira escolha é feita: a escolha da escola de ingresso. Esta é uma preocupação presente na maioria dos pais, por ser uma escolha importante para a vida dos filhos, particularmente para o seu bem-estar, para a sua alegria e para o seu sucesso.
Entrar na Escola com 5 anos de idade: olhares e sentires na 1ª pessoa
Para toda a regra há a exceção e são as exceções que movem o Mundo!
Em resposta ao artigo publicado no dia 02 de setembro, intitulado “Entrada na Escola com 5 anos: porque nim”, fica a partilha e o desabafo de quem vivenciou a entrada no 1º Ciclo do Ensino Básico, com 5 anos de idade, acabados de fazer
Lidar com a frustração e alcançar o sucesso
Tal como em várias áreas de vida, em educação é preciso aprender a lidar com a frustração.
Ao longo da escolaridade, o aluno confronta-se com vários momentos de angústia, tristeza, alegria, entusiasmo e frustração.
Coaching Educativo: o que é e quais os benefícios
O Coaching Educativo é uma metodologia que promove a autonomia pessoal no alcance dos objetivos pedagógicos e que trabalha com os encarregados de educação, com os pais, com os professores, com os auxiliares de ação educativa e com os alunos.
Chegaram as férias: estudar ou descansar?
Finalmente chegaram as férias!! Após (mais) um ano de confinamentos, isolamentos e aulas on-line, intercaladas com aulas presenciais, as crianças e os jovens sentem-se cansados, saturados e clamam por (merecidas) férias.
Autonomia e proatividade no processo de aprendizagem
O processo de ensino aprendizagem tem sido um desafio para os professores. Os alunos estão mais desafiantes, menos resignados, mais inquietos, mais enérgicos e a sua motivação requer maior criatividade, por parte dos professores e do próprio “sistema”.
Sinais de dependência dos ecrãs na infância e na adolescência
Com a Pandemia do COVID-19, o que chegou como uma solução para uma nova aprendizagem trouxe, também, um amargo para as famílias e uma armadilha para uma aprendizagem de sucesso.
O mito:
“É muito inteligente mas…”
Existem 3 tipos de inteligentes: um deles aprende as coisas por si, o outro aprecia o que os do primeiro conseguem aprender e o terceiro não aprende, nem por si próprio, nem através dos outros.
Porque também é bom regressar ao passado: os benefícios em “escrever à mão”
“As letras que elas produzem, são muito desorganizadas e variáveis, mas isso é bom para o modo como as crianças aprendem as coisas. Este parecer ser um dos grandes benefícios da escrita à mão.”
Como subir os degraus da inteligência (Parte I)
Como foi apresentado no último artigo, cada um é o responsável pela elevação diária dos degraus da sua inteligência, sendo este construto, uma habilidade que pode ser melhorada.
Estratégias para melhorar a capacidade de memória.
A memória é uma parte importante na construção de uma base sólida para a aprendizagem, tanto em sala de aula como não só.
O Resgate dos “Patinhos Feios” dos dias de hoje
“O Patinho Feio”, é uma obra literária que, à semelhança de muitas histórias, traz consigo ensinamentos, reflexões e questionamentos sobre a forma como se vive. Importa, por isso, atentar nalgumas passagens desta obra e refletir sobre “os patinhos feios” dos dias de hoje.
As crianças e o mentir (1)
À medida que as crianças se desenvolvem cognitiva e socialmente, com a aprendizagem do código moral que adquirem na família e que tendem a modelar, vão permitindo a criação de um “espaço” para aprenderem as mentiras.
Quando as crianças veem o que os adultos não conseguem
As crianças têm maior capacidade de “ver o mundo” que os adultos. Entre vários fatores, a pressa vivida em permanência, a atenção seletiva e a escassa curiosidade dos adultos, condicionam a habilidade de “pouco verem”, apesar de “muito olharem”.
Aprender divertidamente!
O outono chegou e com ele os dias mais pequenos e menos solarengos! O cenário perfeito, portanto, para se usufruir de momentos de qualidade, em família, no conforto do lar.
Que o lugar deste novo ano letivo seja no seu lugar!
Nunca como agora se ansiou que o próximo ano letivo seja no seu lugar: o espaço escola!
A ânsia de um novo ano, o regresso à rotina, a adaptação a novos amigos e a professores novos, o medo de não conseguir ter...
Entrada no 1º CEB: porque “nim”
Terminado o ensino pré-escolar e tendo como referência o 15 de setembro para a primeira grande tomada de decisão parental, muitos são os que se deparam com o desafio de matricular o seu filho com “ainda” 5 anos de idade, no 1º ano de escolaridade.
Perturbação do Espetro do Autismo: uma leve abordagem
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação com um leque abrangente de possibilidades na sua manifestação. No entanto, existem dois sintomas comuns, determinantes no seu diagnóstico.
Ser mais que as avaliações escolares*
Mesmo numa pandemia, num estado de sobrevivência remediativo, as avaliações escolares tiveram e têm um impacto significativo nas crianças e, sobretudo, nos pais das crianças.
Como gerir o uso da internet nas férias escolares
Nos dois últimos anos de pandemia, o recurso à internet tornou-se uma espécie de “boia de salvamento”, uma janela para o mundo de todos, confinados na fuga a um vírus que ainda continua a matar indiferenciadamente um número significativo de pessoas.
Os outros heróis da Pandemia
COVID-19
O ano letivo está a terminar e, mais uma vez, com este ano, viveram-se confinamentos e desconfinamentos, aulas presenciais e aulas on-line, vontade de estar limitada pelo medo e pela angústia, sorridos tapados, abraços evitados, partilhas negadas…
Aprender a Aprender ao Longo da Vida
A aprendizagem assume um papel fundamental no desenvolvimento humano e o desafio da aprendizagem é saber como o fazer, isto é, saber aprender
Estudar…Porquê?
Hoje em dia, ter um canudo deixou de representar um emprego garantido. Então, surgem outros dilemas associados a este distanciamento, entre a formação superior e o trabalho realizado.
A Inteligência como uma habilidade - Introdução
Desde há muitos anos que a Inteligência tem sido foco de interesse da comunidade, em geral, e dos psicólogos, em particular. Inicialmente, considerava-se a inteligência como uma característica inata, genética.
A escrita e a memória
Num período em que a tecnologia é a palavra de ordem, fazer apontamentos ou redações, exaltar pensamentos ou outras anotações de forma manuscrita pode aparentar algo antiquado.